Malformação arteriovenosa

*Hemangioma
-Planos: superficiais e profundos – não regridem espontaneamente, pois se trata de capilares maduros, ocorre mais em segmento cefálico, região trigeminal. Tendem a aumentar após a 2º década de vida. Tratamento: fotodérmico.
-Tumorais: geralmente regridem espontaneamente dos 9 meses até os 7 anos de idade. Podem evoluir com ulceração e sangramento. Complicações: úlcera e necrose.

Tipos:
-Fragiformes – 1 broto angiogênico, trata-se de capilares imaturos, cresce até os 9meses de idade, quando passa a regredir.
-Tuberosos – vários brotos angiogênicos, crescem até os 9meses de idade. 10% evoluem mal. Tratamento é corticóide. Ocorre hiperplasia celular endotelial.
-Cavernosos – dilatação venosa (lago venoso), não regride espontaneamente.


*Hamartomas
É qualquer má formação vascular.


*Sindromes:
- Klippel Trenaunay – nevo plano na raiz da coxa + má formação do sistema venoso + aumento do membro. O aumento do membro é pela congestão.

- Parkes-Weber – como na anterior, associado à fístula arteriovenosa (FAV). O aumento do membro é pela FAV.

-Weber Dimitri – manchas vinhosas na face, em região trigeminal, alterações neurológicas (devido trombose de veias da duramater e plexo da coróide – provocam isquemia cerebral ), crises convulsivas.

- Kasabach-Merritt – plaquetopenia em malformação vascular sangrando.

- Maffucci – osteocondrodisplasia com encurtamento dos ossos envolvidos, em locais que há cartilagem de crescimento.

Comentários

  1. *Sindromes:
    - Klippel Trenaunay – nevo plano na raiz da coxa + má formação do sistema venoso + aumento do membro. O aumento do membro é pela congestão.
    TENHO UMA NETA QUE APRESENTA UM QUADRO DE HEMANGIOMA,NENHUM MÉDICO DIAGNOSTICOU DE QUE FORMATO, ACABEI VER ESSE POST NO SEU BLOG E ACHO QUE ELA SE ENQUADRA NESTA SINDROME... COMO FAÇO PARA ENCAMINHAR??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabrini!
      Por favor me mande um email - vivian.marino@hotmail.com
      Quantos anos ela tem? Qual perna é a acometida, já foi em algum cirurgião vascular? Vcs são de que cidade? Preciso saber principalmente a cidade para te explicar como fazer com o encaminhamento.
      Att, Dra. Vívian.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas