quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Complicações e contra-indicações em Cirurgia de varizes

Contra-indicações:

-Úlcera de estase ativa, infectada

-Membro isquêmico

-Hipo ou agenesia do sistema profundo

-Infecção sistêmica

-Doença grave associada

-Linfedema no membro

-Diátese hemorrágica

-Gravidez

-Idade avançada (relativa)



Complicações:

-Lesão da artéria ou veia femoral, na safenectomia da magna, reparo imediato com fio inabsorvível, a lesão da veia é considerado erro técnico.

-Lesão da artéria ou veia poplítea, na safenectomia da parva, reparo imediato com fio inabsorvível

-Lesão do nervo fibular comum, situa-se junto a cabeça da fíbula, sua lesão determina perda da dorso-flexão plantar

-Lesão do nervo tibial, perda da flexão plantar, na abordagem da safena parva.

-Lesão do sural, junto à safena parva, é um nervo sensitivo, acarreta parestesia e dor em queimação, os mesmos sintomas são observados com o nervo safeno, porém este se situa junto à safena magna

-Surgimento de telangiectasia, decorrente do processo vasculogênico.

-Tromboflebite

-Hemorragia

-Recorrência

-Trombose Venosa profunda, para evitar - deambulação precoce, enfaixar os membros inferiores e fazer anticoagulante conforme os critérios de risco para TVP,

-Embolia pulmonar

-Pigmentação

127 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Thadeu! Costuma dar cansaço nas pernas, no final do dia, durante 1 mês depois da cirurgia.
      Att,

      Excluir
  2. DRA MINHA ESPOSA FEZ UMA CIRURGIA DE VARIZES E FOI NECESSARIO RETIRAR UMA DAS SAFENAS,E AGORA ELA RECLAMA MUITO DE CANSAÇO FISICO ,TEM ALGUMA COISA A VER COM O CORAÇAO?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thadeu!
    Fique tranquilo, não tem nada haver com o coração, para uma explicação perfeita, sobre a retirada das safenas leia no meu blog - consultademulher.blogspot.com ou no dravivianmarino.blogspot.com, o artigo - Porque podemos retirar a safena na cirurgia de varizes.
    Obrigada pela participação, Dra. Vívian Marino.

    ResponderExcluir
  4. Dra tenho que fazer um trabalho sobre cirurgia de safenectomia mais não estou achado muita coisa gostaria de saber os sitte referentes a essa patologia. obrigada

    ResponderExcluir
  5. Vou postar hoje um resumo de safenectomia, para vc.

    ResponderExcluir
  6. DRA., POR FAVOR GOSTARIA DE SABER QUAL A DIFERENÇA ENTRE SAFENECTOMIA INTERNA ESQUERDA E FLEBOEXTRAÇÕES BILATERAIS, BEM COMO SE EM ALGUM DESTES PROCEDIMENTOS É POSSÍVEL OCORRER A LESÃO DO NERVO SURAL.
    GRATA
    PATRICIA

    ResponderExcluir
  7. Olá, Patrícial! Grata pela participação.
    Fleboextração é o nome que usamos para dizer que retiramos uma veia e pode ser usado para qualquer veia inclusive a safena, até usamos mais para a safena, mas também podemos falar assim para outras varizes. Portanto o correto é interpretar fleboextração bilateral como retirada de varizes em ambas as pernas.
    A lesão do nervo sural pode acontecer em qualquer cirurgia na parte distal (mais inferior)e posterior da perna, e usamos um termo que é “inerente ao procedimento”, quer dizer que pode ocorrer mesmo o médico sendo muito cuidadoso e conhecendo profundamente o procedimento – para vc entender bem o nervo é formado por várias fibras fininhas como fio de cabelos, e são amarelo bem clarinho, confunde com a gordura e por vezes não é visualizado, podendo ser lesado, geralmente a lesão é parcial, ou seja só algumas fibras, e dá muita queimação e ardência. Por ser parcial, na maioria das vezes, é temporária, em torno de 6 meses melhora, também muitas vezes não há lesão apenas o nervo é irritado e entre 3-6meses as queixas desaparecem. Cada caso é um caso precisa ser examinado cuidadosamente, para saber se realmente houve a lesão, grau, e o que é possível fazer.
    Safenectomia é o termo usado especificamente para a retirada da safena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Minha mãe fez uma cirurgia de retirada da safena da perna direita, e na região do tornozelo dói e queima muito, será q eh devido ao q vc citou acima? abraço !

      Excluir
  8. Boa tarde!

    Dra. Vivian, qual a diferença entre extração de veia safena magma e extração de veia safena parda?

    Qual das duas extrações e mais arriscado lesionar o nervo sural?

    Obrigado pela atenção,

    Elcio

    ResponderExcluir
  9. Tenho 36 anos e fiz uma cirurgia de varizes na perna direita há um ano (27/07/10) e desde então sinto dores terriveis na panturrilha e coxa/virilha que me limitam no dia a dia.
    Uso Daflon há um ano, de 12h/12h. Tive uma tromboflebite 3 meses após a cirurgia. Nos 4 em que tratei a flebite tomei de 8h/8h. Para as dores tomei 3 injeções de celestone soluspan que não adiantaram em nada.
    O meu vascular indicou o reumato e ortopedista, fiz mais de 20 exames (sangue, ressonancia, ultrassom vascular...), mas os exames não revelaram nada e nada faz com que a dor melhore. Gostaria de saber que profissional procurar para saber o que causa a dor e trata-la. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. * nos 4 meses em que tratei a flebite

    ResponderExcluir
  11. Dra.Tenho q fazer um trabalho completo sobre cirurgia vascular,tipos ,indicação,cuidados pré e pós cir.sinais e sintomas,fios,tratamento ,pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. Dr. fiz 3 cirurgia de varizes na segunda perderam uma ramificação da safena e agora o médico diz que cutucou um nervo e não sinto o meu pé ele queima e está super inchado faz 11 dias que fiz a cirurgia O que devo fazer???

    ResponderExcluir
  13. BOA NOITE!
    DR TENHO LUPUS SISTEMICO HA 10 ANOS , NESSE TEMPO TIVE 3 TROMBOSE , TENHO SINDROME ANTIFOSFORIPEDE.
    EM 2008 ACONTECEU UM TRAUMA PERNA DIREITA ABRIU UMA ULCERA ESTASE.
    JÁ REALIZEI CURATIVO A VACUO , 2 ENXERTOS , JÁ REALIZEI 58 SESSÕES CAMERA HIPERBARICA.
    DR@ POSSO REALIZAR safenectomia ?
    SOU PACIENTE HOMEM TENHO 28 ANOS .
    GRATO

    ResponderExcluir
  14. Dra.Foi feito na minha perna esquerda a retirada da veia safena até a virilhan depois de 2 anos continuo sentindo dores principalmente no local do tornoselo onde inicou a retirada.Nos últimos meses tenho sentido dor numa pute veia vindo da mesma região do tornozelo. parece que outra veia profunda está com problema. uso meia de alta compresaõ conforme indicação médica, às vezes acho que a meia piora, será que tenho que passar por reavaliação médica ou não deve usar a mesma meia ou mesmo tipo?

    ResponderExcluir
  15. boa noite,
    há 19 dias fiz safenectomia, bilateral,estou com uma lesão no peito do pé esquerdo ,no qual sai um liquido amarelo(linfa)segundo o cirurgião; apresenta dormencia. a sensação é horrivel o pé está inchado.
    qual o procedimento medico indicado. ou tenho que esperar de 3 a 6 meses.

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde, minha tia fez cirurgia para retirada das varizes, e logo após a cirurgia se levantou, esta com muita dor de cabeça, e o medico disse que se não melhor será necessário fazer o uso do tampão....o que é isso....

    ResponderExcluir
  17. Tampão é qdo retiramos sangue do paciente, uns 5 a 10ml, e ingetamos na coluna. Geralmente ocorre em pcientes jovens, o minusculo furo q a agulha faz para fazermos a raque fica vazando liquor da coluna acarretando a dor de cabeça, o sangue forma um coágulo e tampa este buraquinho. A gente chqmq isso de intercorrência inerente ao procedimento, quer dizer q por mais cuidadoso q o anestesista seja, corre o risco de acontecer, ou seja ele faz tudo como deve e não consegue impedir o ocorrido, geralmente ocorre em paciente jovem, porque a pressão no liquor é mais alta, suficiente para "vazar" mais líquido que deveria. Paciente mais idoso tem a pressão do liquor baixa, então não ocorre.

    ResponderExcluir
  18. Dra.Vivian

    Boa Tarde,

    Minha mãe teve uma TVP Na Veia Femoral na perna direita,há dois anos,agora em abril de 2012 teve outra TVP na batata da perna,na Veia Gastrocnemia...Nesse segundo epsódio de TVP (na batata da perna)ela não tomou Marevam só Antinflamatório.No ultimo Eccodopler que ela fez deu significativo refluxo em segmento femoral e poplíteo.Trombose Venosaa Profunda Crônica Recanalizada direita,Insuficiencia Venosa profunda em Segmento Fêmoro-Poplíteo Insuficiencia venosa superficial segmemtar em Safenas parvas bilaterais,safenectomias bilaterais,varizes bilaterais...Preciso saber se minha mãe com histórico de TVP recorrente,sendo que a primeira foi na Femoral em julho de 2010 e,agora em abril na gastrocnemia está dentro dos padrões de Contra indicação para cirurgia de Varizes.Caso não haja contra indicação mendiante o laudo acima citado ,seria a cirugia Convencional ou a Laser a mais indicada para o caso dela?...

    ResponderExcluir
  19. boa tarde, dr. meu médico indicou-me a safenectomia, devido muitas dores nas pernas e inchaço constante, porem estou com medo da cirurgia, devido relatos que não melhoram total esses sintomas. gostaria de saber se há tratamento sem ser cirurgico.obrigada

    ResponderExcluir
  20. Para tratar a doença da safena só cirurgia, seja por laser, por radiofrequencia ou a retirada da safena, todas são consideradas tratamentos cirurgicos. Os medicamentos só melhoram os sintomas, mas não acabem com a doença da veia. Quando operamos as varizes, nós retiramos todas as veias doentes, as normais ficam, com o tempo, tudo em nosso organismo envelhece, a pele, o cabelo e as veias, então as veias normais que ficaram podem vir ou não a adoecer e se transformarem em varizes. A cirurgia é feita com o intuito de evitar as complicações da doença - tromboflebite, manchas na pele, feridas na perna, a piora da doença com o surgimento de mais veias, se já existe edema (inchaço), para que esse não se torne ainda mais grave Só se o inchaço estiver muito no começo é que ele regride completamente após a cirurgia. O que todos precisam entender é que varizes são doenças como a Diabetes, tem que cuidar a vida toda, não traz consequências tão graves, mas também, não são tão inocentes como dizes, não é como ruga que apenas te deixa feio, não é só estético. É uma doença, e como tal tem complicações e por isso merece tratamento sempre!!!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Boa Tarde Dra. Viviam Marino!
    A alguns meses procurei um médico cirurgião vascular para ver as possibilidades em remover as varizes e veias estouradas que possuo em ambas as pernas.O médico me pediu vários exames, onde em um deles foi diagnosticado que tenho diabete tipo 1.Com esse diagnostico ele me aconselhou a fazer o controle com um outro médico e posteriormente voltasse ao consultório dele para analisar os novos exames após feito o controle.
    O médico que estou fazendo o controle já me informou que o já estou apta para fazer a cirurgia, porém terei que fazer uso da insulina 2 dias antes da cirurgia e dois dias após a cirurgia.O parecer do médico é confiável? Posso correr algum risco na hora da cirurgia mesmo fazendo o uso da insulina?
    Obridaga!

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Vc já respondeu a sua pergunta sobre confiança, o seu cirurgião vascular é um excelente médico, muito cuidadoso, teve a preocupação em fazer exames e pedir a avaliação de um especialista em Diabetes - um endocrinologista, antes de traçar qualquer conduta cirúrgica. Sugiro que volte nele e tire todas as suas dúvidas pessoalmente, o que será muito mais seguro para vc, afinal ele te conhece, viu seus exames e suas varizes e eu só posso dizer que é uma das nossas condutas, mas só o seu médico sabe o que é melhor para vc, pois o exame físico e a história do paciente é que o torna único, permitindo assim que saibamos qual a melhor conduta para ele.

      Excluir
  23. Ola Dra. Vivian a minha mãe ja fez tres cirurgias para retirar varizes e inclusive em uma delas retiraram a safena e com o passar dos anos as pernas dela parecem estar secando e escurecendo, e agora ela começou a sentir dores? O que pode ser?

    ResponderExcluir
  24. Olá, o ideal é vc levá-la no cirurgião vascular, eu não a vi, então não posso afirmar, mas a princípio não são varizes e pode ser doença arterial, por isso deve ser vista por um especialista.

    ResponderExcluir
  25. boa noite, fiz cirurgia de varizes a 1 mês, to sentindo muita dor no tornozelo esquerdo, meu pé ta inchado, gostaria de saber se isso é normal?
    Só vou retornar ao meu médico no próximo dia 8, tô com medo me ajude por favor!!!!

    ResponderExcluir
  26. Sr. Anônimo, infelizmente, sem ver a perna não tenho como te ajudar, só com o seu médico mesmo.
    Att, Dra. Vívian.

    ResponderExcluir
  27. BOA NOITE DRA ! Eu fiz cirugia das 2 pernas das varizes uma estava com flebite e a outra estava com bastante varizes inchadas a que estava com feblite a recuperação esta cendo otima mais a outra esta com complicação quando fiz o retorno 12 dias apos a cirugia o DR teve que fazer uma drenagem na parna pois esta com bastante sangue sujo na veia não entendi pois segundo ele foi tirado a safena de todas as duas pernas A DRA/ PODE ME INFORMA SE ISSO É NORMAL ? OUTRACOISA EU ESTOU SENTINDO BASTANDE DOR NESSA PERNA QUE DEU COMPLICAÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo!
      Pode ocorrer essa formação de coágulos sim, e a conduta geralmente é essa drenamos os coágulos, fazemos medicação para dor oral e tópico, ou só oral, depende do caso.
      Isso pode ocorrer em cirurgias de varizes que tiramos e que não retiramos as safenas.

      Excluir
  28. Dra Vivian Marino fiz uma cirurgia de varizes á 2 meses e sinto meus pés muito dormente, formigante, inchados, sinto eles queimando, e estou cheia de nodolos nos pés e onde fiz a retirada da veia, e minhas varizes aumentarão oque fazer ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayane!
      Você deverá voltar ao seu médico e fazer uma nova consulta, somente após um exame físico completo podemos dizer o que está ocorrendo de fato e qual a conduta.

      Excluir
  29. Boa noite Dra.Vivian, fiz um ecodoppler e o resultado foi, veia safena magna insuficiente na coxa; veias varicosas e perfurantes insuficiente na coxa. Meu médico optou por operar (são 5cm de veia na coxa esquerda). Aproveitando a intervenção cirurgica, perguntei a ele se poderia realizar uma implantação de protese de silicone junto e ele disse que sem problemas. A médica cirurgiã plastica disse que por ela também está ok, porem ela me disse que a unica complicação é quanto o anticoagulante que ela vai ter que dosar no momento da cirurgia plastica (2° Parte),pois pode ocorrer sangramento. O que a senhora me diz sobre este caso?
    Vou sentir muita dor na perna pela cirurgia das varizes? Qual é o tempo para recuperação? Meu médico angiologista disse que não será necessário utilizar meia elastica, o que a senhora acha?
    Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo blog.
    Aguardo Retorno!

    Carla Ferreira

    ResponderExcluir
  30. Olá, Carla!
    1- É comum fazermos 2 cirurgias associadas, sem problemas.
    2- Em geral os pacientes referem pouca dor, alguns poucos relatam dor forte que é facilmente controlada com anti-inflamatório, assim como poucos não sentem dor alguma, não tomam nenhum tipo de analgésico.
    3-Em geral são 5 a 7 dias de repouso, sem trabalhar, mas pode variar de paciente para paciente e 1 mês sem esforço físico e/ou exercícios.
    4-Quanto a meia-elástica varia a conduta de médico para médico e de paciente para paciente, cada caso é um caso.

    Todas as respostas se referem a cirurgia de varizes, a cirurgia do silicone da mama deverá ser respondida por um cirurgião plástico.

    ResponderExcluir
  31. Olá Dra. Vivian, á 22 anos atrás tive uma TVP do membro inferior direito, fui ao vascular fiz doopler e 24 tipos de exames de sangue, e ele me disse que seria melhor eu operar algumas varizes internas que eu tenho seria uma cirurgia simples com anestesia local+sedação seria tipo de agulha crochet.Seria no membro inferior direito e esquerdo. Conclusão gostaria de saber se eu posso fazer cirurgia no membro inferior direito pois eu tive TVP, teria algum problema?

    ResponderExcluir
  32. Olá, Solange!
    História de Trombose Venosa Profunda pode ou não impedir a cirurgia de varizes. Depende de uma série de fatores, como vc está se sentindo, exame físico das suas pernas, resultado de seu ecocolordopppler vascular,... Já que o seu médico é vascular, ele certamente já avaliou tudo isso, se vc seguir corretamente todas as orientações do seu especialista dará tudo certo, fique tranquila.

    ResponderExcluir
  33. Dra. só mais uma dúvida, algumas pessoas dizem que depois que faz essa cirurgia tem que fazer repouso de 30 dias. Mas o médico disse que eu vou andar no mesmo dia, tomarei amparina depois da cirurgia, ele disse que farei a cirurgia no sábado e a noite terei alta, no domingo ele disse que poderia ir a missa e na segunda trabalhar.Pode andar mesmo, não teria problema a cirurgia é VARIZES BILATERAL, procedimento minimamente invasivo varizes promiva, desde já agradeço pela á atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Solange!
      Pode e deve andar. O repouso é para exercícios, por exemplo vc não poderá ir a acaemia, e para esforço físico, por exemplo se for dar um varridinha na casa, não deve empurrar os móveis. Mas tarefas leves do dia a dia, ou se vc tiver um trabalho q não tenha esforço pesado, é até bom fazer, fará com q vc ande, e é a melhor profilaxia contra a Trombose.

      Excluir
  34. Olá Doutora Vivian,

    Minha mãe tem 63 anos e no inicio de 2012, por sugestão de sua médica angiologista fez a retirada da safena na perna esquerda.
    A indicação foi mais estética do que terapeutica pois minha mãe tem tendência à varizes (roxinhas e verdes, assim como eu) e a medica indicou a cirurgia.
    Eu cuidei pessoalmente da recuperaçao e medicamentos foram rigorosamente respeitados mas... 6 meses após (continuando a secar as veinhas roxas) minha mãe apresenta um quadro de muito cansaço, sensação de peso nas pernas e ficaram manchas escuras como hematomas até agora.
    As veias roxas quadriplicaram e agora temos um problema não só estético. A médica diz ser "da natureza da pele" e que nunca tinha visto tal situação - ela é médica mto conceituada aqui.
    Estou muito preocupada com ela e até porque sigo no mesmo caminho genético onde veias que são tratadas com aplicação, voltam meses depois.
    Somos de Florianopolis. Obrigada pela orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patricia! Infelizmente não tenho muito como te ajudar, pois o caso da sua mãe é muito importante ver a perna e sem ver não tenho como dizer se está fazendo telangiectasia reacional, se as manchas são pós-operatórias ou pós-aplicação, se tem chance de melhorar ou não, só vendo as caracteristicas dessa manchas e dessas telangiectasias (são os vazinhos vermelhinhos que vc refere), para dar um parecer.

      Excluir
    2. fiz uma cirugia de varizes 3 dias sinto meus pés adormecidos, isso e normal,estou com medo porque minhas costas dói muito

      Excluir
    3. Dra Vivian por favor queria saber tambem, se ja posso fazer meu trabalho de casa como lavar passar etc

      Excluir
  35. SILVIA--É verdade que quem faz cirurgia de safenectomia não pode fazer reposiçao hormonal, provoca osteoporose?Quuais as sequelas que ficam?Responda-me por favor.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvia! Quem faz safenectomia pode fazer reposição hormonal sim. A safenectomia na cirurgia de varizes não deixa sequelas, quando usada para ponte no coração pode deixar a perna edemaciada (inchada) no pós-operatório, mas é porque a técnica para retirar a safena para fazer a ponte tem q ser outra, completamente diferente da cirurgia de varizes.

      Excluir
  36. Ola Doutora Vivian,

    Estou com a veia safena da perna esquerda totalmente condenada, irei precisar operar constatou no Dopper que a safena próximo a regiaão da coxa está com 12mm, mas a minha perna não está inchada, não tem vermelhidão, não tenho dor contínuo, não constatou nenhum tipo de trombose, minha dúvida é a questão da espesura da veia tem alguma complicação se não operar de imediato desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  37. Olá, anônimo!
    Para casos como o seu é bom operar sim e não demoar muito para fazer isso, safenas tão grande como essa sua tem mai chance fazer tromboflebite, e quando esse trombo (coágulo) é muito grande pode chegar a té a veia femoral e provocar uma Trombose, no seu caso a cirurgia é indicada por uma questão de segurança para evitar uma possível complicação futura.

    ResponderExcluir
  38. Olá Dra. Vivian. Fiz cirurgia agora dia 29 de novembro de 2 012. Na consulta anterior a cirurgia, o médico perguntou se eu gostaria de tirar a safena da coxa com cateter. O valor era alto e no momento não poderia arcar com este valor. Fiz pelo procedimento tradicional e quando tirei os micropores verifiquei não haver nenhum corte de cirurgia. Perguntei ao médico e ele disse que para tirar a parva não há necessidade de cortes. É isso mesmo? Agora depois de 2 meses estou sentindo dores e peso na batata da perna direita,exatamente no local da retirada da safena parva e também dor constante na virilha. Há um nódulo duro que teima em não desaparecer. Há um mês e meio atrás o médico me receitou Disprospan e agora receitou de novo esta injeção porque disse que não está do jeito que ele esperava. Porém na farmácia a farmacêutica que já havia me aplicado a injeção anterior, estranhou, disse que ainda estou sob o efeito deste corticóide e que a duração do efeito é de 3 meses. Lembrei então que tinha tido umas reações estranhas ultimamente, desânimo e queda de pressão, pode ser efeito da injeção? Devo tomar novamente? Perguntei para o médico se há risco de trombose e ele disse que não. estou insegura, comentei com ele francamente da minha insegurança. Por favor me responda duas questoões, pois já fiz 3 cirurgias de varizes anteriores e não tive problemas.
    Posso tomar Diprospan novamente após 45 dias? Há risco de trombose ou edema pulmonar após cirurgia de varizes? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  39. Dra.Vivian,fiz cirurgia com retirada da safena da perna direita a um mes.mais estou sentindo dor e ardencia e dor ao caminhar na parte da coxa,o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  40. Olá, Roberta!
    Infelizmente não posso te ajudar, não faço a menor idéia, pois não te examinei e não sei onde e como foi a cirurgia, a melhor pessoa para te responder isso é o médico q te operou, pois só ele sabe o que foi feito de fato, que técnica foi usada, volte nele e converse com ele. Att, Dra. Vívian.

    ResponderExcluir
  41. Doutora minha tia fez uma cirurgia de varizes a mais ou menos 3 meses
    usou aquela anestesia raqui e algumas horas depois já saiu do hospital e estava em casa, o caso é que ela começou aa sentir muita dor na coxa, bem proximo da virilia, as vezes doi tanto que ela nao aguenta andar e se andar piora, será que pode ser efeito da cirurgia?? ela pode tomar alguma coisa pra melhorar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Drica! Não tenho como responder suas perguntas, não posso prescrever uma paciente que não conheço, é até perigoso, para ela, pois os medicamentos tem efeitos colaterais e contra-indicações que variam de paciente para paciente. Também não tenho como saber se tem relação coma cirurgia, pois não examinei, não sei como foi a cirurgia e será necessário exames complementares para diagnosticar o que está ocorrendo.

      Excluir
  42. Prezada Doutora.
    Com as especificações abaixo eu preciso retirar a safena?
    Safena interna insuficiente, devido a refluxos de tributárias da croça. Safena externa suficiente. Safena interna 0,41 cm na junção 0,59 no joelho 0,34 safena externa 0,39 no maior diãmetro. Ausência de trombose, veia perfurante incompetente a 60 cm do joelho as demais suficientes. Por favor peço sua opinião sobre a retirada ou não com base nas informações acima. Grato.

    ResponderExcluir
  43. Olá, anônimo!
    Infelizmente não tenho como te responder sem te examinar, o exame físico e a anamnese são o que há de mais importante em medicina, são insubstituíveis, para traçar condutas.

    ResponderExcluir
  44. Dra.Vivian

    Minha mãe tem 83 anos mora em Rib.Preto, fez uma cirurgia de varizes, e pelo que entendi houve um erro médico... ele deixou duas veias internas. Bom já passou em vários vasculares e ninguém soluciona seu problema que é: as pernas estão muito inchadas e de vez em quando mina água.Por favor peço sua opinião.
    Grata
    Linda

    ResponderExcluir
  45. Oi, Linda!
    Não entendo o que vc quis dizer com deixou 2 veias internas, tem veia que não pode, ou melhor não deve ser tirada, e por vezes explicamos dessa forma informal dizendo que as internas não pode tirar, por exemplo a veia femoral, a poplítea..., e então não se trata de um erro, sem saber de que veias vc está falando, não consigo nem entender o que vc está relatando.
    Só colhendo um anamnese (história completa do paciente) e examinando as pernas para saber do que se trata.

    ResponderExcluir
  46. Olá Dra. Vivian,

    Agradecia que esclarecesse uma dúvida, fiz a cirurgia da retirada da safena da perna direita a cerca de 10 meses atrás, o médico fez um corte no meio da panturrilha e outro na virilha, passado este tempo todo, ainda continuo com enormes manchas roxas, voltei ao médico e ele disse que as manchas saem com o tempo e que a veia era muito superficial e passou um despigmentante, tenho usado o despigmentante, mais as manchas não melhoraram,não apanhei sol na perna, tenho muita vergonha, pois as manchas ocupam mais da metade da perna, existe algum tratamento para retirar essas manchas, Doutora??? Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  47. Olá, Daniele!
    Realmente isso pode acontecer, e ocorre por causa do tipo de pele da paciente, fazemos uma graduação da pele pelos tipos de tonalidade, as muito brancas e aquelas mais morenas, mas que não são negras, estão sujeitas a isso. Qdo acontece leva cerca de 1 ano a 1 ano e meio para sumir. Recomendamos banho com bucha vegetal, fazendo massagem circular na região e cremes despigmentantes, o melhor é ir ao dermatologista, ele manipula melhor esses cremes. E continue assim nada de sol.

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde Doutora,

    Fiz cirurgia de retirada das safenas nas duas pernas a cerca de sete meses.Depois de um mês de cirurgia as minhas pernas começaram a queimar, e ainda sinto até hoje. Os meus pés incham quando fico muito sentada ou em pé e sinto dor no local da retirada das veias e nos tornozelos.Isso é normal depois de tantos meses? Agradeço se puder me responder.



    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      Já tem muito tempo da cirurgia, não acredito que tenha relação, uma hipótese é insuficiência venosa no sistema profundo, e caso tenha essa insuficiência, não há como tratar na cirurgia.

      Excluir
  49. SILVIA---ATE QUANTOS MESES CONTINUAM EDEMAS NO TORNOZELO DA RETIRADA DA VEIA SAFENA MAGNA?' DEVE-SE USAR MEIAS ELASTICAS POR QUANTO TEMPO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvia! Em geral dura cerca de 1 mês. Quando o edema já existia e era grande, ele não desaparece, diminui, mas dura a vida toda, a cirurgia é feita para evitar complicações que as varizes podem dar e não para eliminar o edema.
      O tempo de meia varia conforme a conduta de cada médico, vc precisa entrar em contato com o seu.
      Att, Dra. Vívian.

      Excluir
  50. olá doutora vivian,fui operada pelo meu vascular há 14 dias ,ele fez a retirada da safena na perna direita entre outras varizes também na mesma perna .estou com muita dore minha perna está bem inchada é normal?Meu vascular me disse que isso acarretará por um mês o inchaço e as dores está correto essa descrição que ele passou pra mim ? Também gostaria de saber se posso andar ele me falou pra repousar meia hora e andar 10 minutos fazer a risca esse repouso e usar minhas meias de media compressão por 3 meses precisa mesmo todo esse tempo de repouso?Desde já agradeço pela atenção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ól, Viviane!
      É mto comum o edema, principalmente após retirada de safena, a dor também é mais comum nas retiradas de safenas do que quando tiramos outras varizes que não a safena.
      No mais não posso me intrometar na conduta do seu médico, quanto aos cuidados pós-operatórios, só com ele mesmo.

      Excluir
  51. Boa tarde Dra; Gostaria de saber se possível eu fiz cirurgia de varizes em 2005, só que me da uma alergia somente nos membros inferiores, quando fiz a cirurgia o cirurgião me falou que a pimenta, orégano não era para comer que me daria alergia, gostaria de saber da senhora se possível. se tem outros alimentos que daria alergia, eu usava o creme diprogenta que melhorava mas como está proibido a venda somente com receita tenho usado antialérgico mas não está adiantando. grato pela sua atenção umabraço.

    ResponderExcluir
  52. Olá Dra. Vivian...sei que talvez não tenha resposta a minha pergunta como tantas outras sem resposta aí...mais vamos lá...
    em Outubro de 2012, fiz uma cirurgia com a retirada de safena na perna esquerda somente, a outra não precisou tirar a safena e somente na perna que foi retirada a safena que estou com problemas. sinto dores fortes no joelho que está sempre inchado e vermelho, justamtente aonde tinha mais veias...e no momento comecei a fazer drenagem no local e hidro para ver se melhora a circulação...o que vc tem a me dizer?agradeço pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  53. Olá Dra fiz a cirurgia de retirada da safena na perna esquerda no dia 05/04/2013 tambem foi retirado outras veias da mesma perna so que hoje dia 10 eu estou com o tornozelo esquerdo inchado e com pouca sensibilidade e em alguns lugares do tornozelo não sinto nem a pele gostaria de saber se isto e normal ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ademir, você ficou bom das suas pernas? Eu operei agora no dia 28 de outubro de 2013, hoje minha coxa está super roxa, se estou sentado, deitado ou andando não dói, mas se fico parado em pé, começa a doer demais e atambém estou com sudorese na sola do pé

      Excluir
  54. Olá, Ademir!
    Fique tranquilo, isso pode acontecer sim, e varia de paciente para paciente o tempo que volta ao normal, entre 3 a 6 meses.
    Att, Dra. Vívian

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  56. oi Doutora fiz a cirurgia a 10 dias tirei a safena e outras veias, mas estou vendo ainda as veias. será que o médico não retirou ou com o tempo elas vão sumir? tirei essas veias porque tinha vergonha de usar saia e shorts, mas estou com medo das minhas pernas ficarem do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  57. OLá doutora! Fiz uma cirurgia de retirada de safena nas duas pernas no dia 15 de abril e estou com bastante ardência e calor nos tornozelos e pernas. É normal?

    ResponderExcluir
  58. fiz a cirurgia de varizes e sindo mais dor agora do que antes e apareceram varias outras,poq?

    ResponderExcluir
  59. Meu esposo tem 64 anos.fara ponte bilateral de poplitea, estou muito preocupada .tenho medo que possa perder as pernas.por favor Dra Vívian ,poderia me explicar isso e se ele corre risco de vida nesta cirurgia? Terezinha freitas

    ResponderExcluir
  60. Boa noite Doutora.
    Meu companheiro tem 42 e fez na última quarta feira uma cirurgia de hérnia na região da virilha, durante a cirurgia houve o corte de uma artéria todas as medidas foram tomadas para que ele não perdesse muito sangue até que chegasse o cirurgião vascular para fazer o processo cirúrgico. Durante este processo foi necessário se tirar um pedaço da safena. Bom a minha pergunta é a seguinte:
    É normal ele ficar sentindo dormência na coxa aonde ele fez a cirurgia, ele fala que está formigando e que não está sentindo o local, já beliscamos batemos e ele não expressa nenhum tipo de reação hoje fazem 4 dias ele recebeu alta no terceiro dia sua perna está muito inchada e os médicos falam que com o tempo vai voltar ao normal, ele consegue mexer a perna, fica em pé, anda mais não sente a coxa aonde foi feita a cirurgia.

    Muito obrigada pela sua atenção, fico no aguardo de uma breve resposta sua.
    Atenciosamente
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde,
    Fiz duas pontes de safena e uma mamaria dia 08-04-2013 o corte na minha perna esquerda onde foi tirada a veia safena esta um pouco aberto, a casca grossa já saiu e ficou com está abertura. Gostaria de saber da Dra. se isto é normal o não .

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde DRa
    Fiz cururgia de varizes sem a retirada de safenasà 1 mês, mas sinto dores nas pernas ainda, semelhantes as que tinha antes de operar, queimação nas pantorrilhas quando fico de pé um pouco de tempo, é normal pelo tempo da cirurgia?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  63. Ola Dra. Pergunto: Fiz cirurgia de retirada das safenas internas magna, da virilha até 10 centímetros abaixo joelho. Minha queixa maior com o médico era dor em uma das pernas em segundo lugar seria estética. Logo após cirurgia a dor continua, não seria caso do problema relacionado a dor estar na safena externa parva, pois a dor é na perna, na panturrilha?
    Abraço e obrigado..

    ResponderExcluir
  64. Bom dia, Dra.
    Fiz a cirurgia dia 29/05 e retirei a safena da esquerda. Ontem 05/06 retirei os pontos e o medico disse que a safena era muito grande. Disse para ter vida normal. Só que estou com muita dor no tornozelo esquerdo. Nao consigo nem colocar o pé no chão depois de muito tempo e que consigo o medico disse que a dor e normal por estar muito recente. Mas isso e normal? Estou tomando remédios para controlar as dores... Praticamente fico só deitada por sentir estas dores. Ah sem contar que tb coloco a meia de media compressão ... Vai sofrer lá longe ... Pode me dar a sua opinião. Obrigado.

    ResponderExcluir
  65. Olá Doutora !

    fiz um ECOCOLOR DOPPLER VENOSO DOS MEMBROS INFERIORES ( mapeamento de safenas , onde foi analisado os dois membros inferiores, direito e esquerdo. A conclusão do exame foi:

    . Junção safeno-femoral pérvia e competente bilateralmente.
    . Presença de varizes não relacionadas ao sistema de safenas bilateralmente.
    . Perfurantes pesquisadas competentes.
    . Refluxo venoso profundo em veia poplítea direita.

    pelo que entendi, deu alguma alteração na veia do membro inferior. A Doutora poderia me explicar melhor esse último ponto citado na conclusão acima ? é algo grave, é necessário fazer cirurgia? Me explique melhor o que seria esse Refluxo Venoso Profundo em Veia Poplítea Direita e qual o procedimento a ser tomado. e o exame ainda fala que a Junção safeno-poplítea é competente e encontra -se à 4 cm acima da interlinha articular.

    Atenciosamente,
    Tatiana


    Aguardo anciosamente a sua resposta ! Obrigada!

    ResponderExcluir
  66. Estou operada à 40 dias de varizes e retirei parte da safena esquerda estou sentindo queimação e um pouco de peso nas pernas mesmo usando a meia media compreensão sinto estando deitada com em pé. O que pode ser isso?
    Será que é porque retirou só uma parte da safena?
    desde já agradeço sua resposta!

    ResponderExcluir
  67. Feis uma cerugia a 6 anos atras das veias ,o medico disse que mecheu na safena ,tenho meus pes doormentes direto ,pricipalmente quando figo muito em pe quando uso as meias figa melhor .. o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  68. Fiz uma cirugia tirei a safena perna esquerda e varias varizes das duas pernas,so que depois sentia como que vinha um liquido quente e parava no coraçao e mal estar isto so quando em repouso depois de cinco meses tive um AVC Transitorio e depois disso o mal estar da perna passou os medicos dizem que não tem relaçao com a cirugia.Minha vida agora e só tomando remedios. tem ou não a ver?Obrigada.

    ResponderExcluir
  69. Olá Dra. Vivian,

    fiz uma cirurgia de varizes - bilateral há 10 dias.
    Não foi retirada safena.
    Sinto muita ardência na perna direita (que foi a mais complicada).
    É normal esse tipo de sensação?

    ResponderExcluir
  70. Doutora, Bom Dia!

    Fiz safenectomia na perna esquerda e retirei algumas varizes da perna direita, nao estava sentido dores ate o 5 dia apos a cirurgia, mas agora principalmente de noite (finsl do dia) meu tornozelo esquerdo incha muito e quase nao consigo ficar em pe. Sinto a perna latejar do joelho para baixo e a dor maior se concentra no tornozelo. Essa dor tambem esta acontecendo logo que me levanto pela manha...O que pode ser? Me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
  71. minha mai fez uma cirurgia nas pernas para retirar veias quebradas esta com dois meses ficou com uma durmenca naperna e no pe enormal

    ResponderExcluir
  72. Olá Drª Vivian
    por favor responda. me ajude em minha pesquisa:

    Lesão da artéria ou veia femoral, na safenectomia da magna
    é considerado um erro médico? Este fato pode ser evitado se o cirurgião tiver mais cautela no ato cirúrgico ou é algo que acontece com frequência devido alguma complicação? Quando isto acontece, quais são as consequências?

    Obrigada. Abraços....

    Responder

    ResponderExcluir
  73. Dra. Minha mãe retirou as varizes já faz mais de 30 dias e o pé direito incha muito mais que o esquerdo,vira uma bola é normal?

    ResponderExcluir
  74. Dra Boa Tarde
    Vou precisar fazer um procedimento minimamente invasivo de varizes ,pois além das varizes tenho o "refluxo" minha safena tem apenas 3mm e o médico informou que apenas esta micro cirurgia possibilita sanar o problema.
    Gostaria de saber as complicações desta cirurgia? Este procedimento que meu médico indicou é o mais aconselhável nesta situação?
    Muito Obrigada, fico no aguardo

    ResponderExcluir
  75. Dra. fiz a cirurgia de varizes faz 30 dias nas duas pernas uma das pernas curou esta ótima na outra onde tirei a safena esta com forte dores com caroços internos inchaço queimação roxo já tomei 07 dias de antibiótico uso frente de de 5 em 5 horas de bolsa quente mas pomada reparil gel , sem melhora alguma meu medico esta me deixando na mão pq as dores são demais e os cortes de um aperna já sumiu da que esta doente não sobe nada tudo igual com 30 dias estou muito nervosa pq não consigo andar direito me ajude . daniela

    ResponderExcluir
  76. OLÁ FIZ UMA CIRURGIA A 20 DIA NÃO RETIREI A SAFENA FOI APENAS UMAS VEIAS PEQUENAS NÃO PRECISOU NEM DE DAR PONTO MAS MINHA PANTURRILHA UM POUCO INCHADA E OS LUGARES QUE TIROU A VEIA ESTA COM NÓDULOS INTERNOS ISSO É NORMAL.
    TALITHA 29 ANOS

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde Doutora. Meu irmão esta com trombose ha 2 anos, ele fez tratamento e voltou ao normal mas de uns meses para cá ele começou a sentir tudo novamente, inclusive apareceu feridas nos dedos. Ele fez uma consulta hoje e foi indicado operar a safena acima do joelho; na verilha. Isto vai resolver o problema dele? Quanto tempo de internação? Estou muito preocupado a Sra. pode me adiantar alguma coisa? Quais os riscos? Tenho muito medo pois ele é a pessoa que mais amo.
    Fique com Deus.
    Pacheco

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde Doutora. Meu irmão esta com trombose ha 2 anos, ele fez tratamento e voltou ao normal mas de uns meses para cá ele começou a sentir tudo novamente, inclusive apareceu feridas nos dedos. Ele fez uma consulta hoje e foi indicado operar a safena acima do joelho; na verilha. Isto vai resolver o problema dele? Quanto tempo de internação? Estou muito preocupado a Sra. pode me adiantar alguma coisa? Quais os riscos? Tenho muito medo pois ele é a pessoa que mais amo.
    Fique com Deus.
    Pacheco

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde! Há alguns anos, percebi que minha veia da perna direita, na parte interna da ceu coxa, estava inchada e dolorida. Parei de tomar anticoncepcional e nunca mais aconteceu. Há 3 dias eu caí e estou com edema no joelho. Percebi que a mesma veia está inchada e minha coxa está sensível no local. Dá pra ver uma coloração arroxeada. Será que tem ligação com o edema do joelho? Devo me preocupar? Tenho 37 anos, não bebo, não fumo e não tomo contraceptivos pois há três anos fiz histerectomia total. Confesso que estou assustada.

    ResponderExcluir
  80. Bom dia. Meu marido fez uma cirurgia , 2 pontes de safena e uma mamária. A safena que foi retirada da perna em um ponto esta vazando. Por favor o que fazer?

    ResponderExcluir
  81. Dr. fiz cirurgia de varizes há um mês e meio, mas não retirei a safena, agora estou sentindo umas dores localizadas na coxa direita, e me causa certo incômodo, doi repentinamente e do nada para, o que poderia ser??

    ResponderExcluir
  82. Minha Mãe fez cirurgia de varizes retirada de safena ah 1 ano e meio , e sente muita quimação nas pernas do joelho pra baixo , ja fez exames ecodooper e eletroneuromiografia , o medico dela disse q não deu nada nos exames, mandou ela procurar neurologista e opnião de outro medico Vascular, oq A Dra Acha que seja me ajude ......

    ResponderExcluir
  83. Bom dia!. Fiz uma cirurgia de varizes com a retirada de safena(perna esquerda)os 5 primeiros dias após a cirurgia, não sentia dores,poucos hematomas,conseguia caminhar. Mas após e sexto dia,senti ¨beliscões¨na panturrilha,não conseguia dobrar a perna muito menos pôr o pé no chão e caminhar. Tomei dorflex e melhorou um pouco. O que pode ser? (estou muito preocupado) Me ajudem.
    No aguardo,antecipo meus agradecimentos.
    Manabu.

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde Doutora Vivian! Fui operada em 2005,para extrair a safena e algumas veias na perna esquerda. Anos depois fui tendo muita dor com surgimento de outras,fiz o ecodoopler e para minha surpresa,o doutor falou que precisava retirar a safena da perna esquerda e outras,acusou refluxo em ambas pernas. Devido a situação, ele fez a cirurgia e preservou a safena da perna direita,diz que só daqui alguns meses que poderá extrair a outra. Estou com fortes dores e queimação na perna esquerda,nem remédio para dor ou compressas tem ajudado muito. Ele disse que não precisava de fazer repouso absoluto,por isto me deu alta poucas horas depois e falou que poderia fazer meu café entre outras atividades. É normal? Pago plano da Unimed, justamente para ter um pouco mais de assistência,e pelo que vejo não está adiantando muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  85. Bom dia Doutora , fazem 4 meses que foi retirada a safena externa da minha perna esquerda , tempos antes tive uma tromboflebite abaixo do joelho o que me levou a procurar assistência médica, agora apos a cirurgia minha panturrilha, tornozelo e peito do pé ficam extremamente edemaciados e vermelhos quando passo algum tempo de pé, uso meia compressiva e procuro fazer repouso mas se levanto em pouco tempo o edema aparece. chega a atrapalhar ao vestir ou tirar a roupa. está muito maior que a perna direita é normal ou devo procurar um outro angiologista?

    ResponderExcluir
  86. Dra. Vivian,
    Gostaria de uma orientação.
    Fiz a retirada da safena da perna direita à aprox. 10 anos e aparentemente deu tudo certo, todos os médicos que já passei sempre comentam que a cirurgia foi muito bem feita e minhas pernas estão ótimas.
    No meu trabalho, fico praticamente 8 hs sentada e a partir desse ano começou uma dor próximo do tornozelo direito, fui no ortopedista e ele me pediu para fazer um ultrasson que constou pequena qtde. de líquido na bursa retro calcaneana profunda.
    De volta ao ortopedista e indicou 10 sessões de fisioterapia e disse se tratar de uma espécie de tendinite.
    Ainda com dores no tornozelo procurei um vascular que me pediu um exame de barapodometria que concluiu: pé cavo estático e dinâmico mais acentuado a direita, associado à pronação que foi evidente apenas deste lado, tem relação com sintomatologia do tendão tibial posterior pela sobrecarga e instabilidade apresentada.
    O resultado sugeriu: reabilitação com fisioterapia por aparentar fratura de estresse, periostite tibial ou tendinite de tibial posterior.
    A alguns meses apareceu um caroço um pouco abaixo da virilha na perna direita e voltei no ortopedista por achar que tinha alguma relação com a dor no tornozelo e ele me pediu uma ultrassonografia da região inguinal direita que evidenciou: linfonodo de volume aumentado em região inguinal direita.
    O ortopedista me deixou apavorada! Pediu para procurar imediatamente a minha ginecologista porque era necessário fazer mais exames porque devido a região em que estava localizado o linfonodo poderia ser uma infecção na região pélvica.
    Na mesma ocasião havia realizado todos os exames de rotina que anualmente costumo fazer e minha ginecologista disse não ter nada haver com a parte ginecológica.
    Fui no vascular que realizou um ecoDopper e afirmou não constar nenhuma anormalidade vascular na região do tornozelo e virilha.
    Ele pediu para esquecer esse nódulo/caroço que ele poderia até sumir com o tempo e pediu para não ficar colocando a mão para evitar que ele aumentasse de tamanho.
    Ainda assim, busquei a opinião de infectologista e outro vascular e a opinião foi a mesma.
    Quero a opinião de um oncologista.
    Continuo sentindo dor próximo ao tornozelo, sinto coceira em cima da cicatriz constante no tornozelo proveniente da retirada da safena e o caroço continua no local e no mesmo tamanho, porém sinto algumas dores na coxa que pode ou não ter relação com tudo isso.
    O que fazer?
    Obrigada,

    ResponderExcluir
  87. Boa noite Dra Vivian, tive uma trombose superficial ao 29 anos no MID na safena magna, na época foi fiz a cirurgia e o médico fez a ligadura de safena e tomei marevan por um bom tempo, faz 1 ano e meio que não uso mais o marevan e nenhum anticoagulante mas vou operar novamente pois ou retirar toda a safena, gostaria de saber se corro o risco de trombose novamente ?
    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  88. Boa noite doutora,

    hoje fez 09 dias que operei a safena esquerda sendo extraídos 10 cm da virilha para baixo, e o local do corte está dolorido e inchado até agora. isto é normal? Alguém que fez extração da safena teve este inchaço também? Por favor, me respondam porque estou preocupado, já que o inchaço não quer diminuir.

    ResponderExcluir
  89. Bom dia! Fiz a cirurgia de vários em mmaio de 2012 2 ainda tenho umas manchas escuras nas pernas. Isto me incomoda muito. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  90. Bom dia Dra. Vivian! Fiz cirurgia de varizes a 1 mês, mas ainda continuo com as dores queimadas do mesmo jeito. Gostaria de saber se isso é normal? Obrigada.

    ResponderExcluir
  91. olá doutora boa tarde!
    tenho algumas dúvidas que gostaria de esclarecer...
    tive tromboflebite há 20 e poucos anos (estava grávida de 5 meses e fui hospitalizada as pressas para tratamento; na época o médico me informou que iria tentar reverter o processo para que não fosse necessária uma amputação da perna!). Passado esse tratamento de 'choque' (lembro que fui tratada com heparina apenas devido estar grávida), passei a ter flebites constantes e passei quase que o restante da gravidez no hospital em tratamento ... essas flebites continuaram até que, uns anos depois, fui encaminhada para safenectomia e foi retirada a safena desde a altura da coxa esquerda; minhas pernas continuavam a inchar, doer, mas nunca mais me aconteceram as flebites (o que melhorou e em muito minha qualidade de vida!) ... ano passado comecei a notar inchaço mais frequente e consultei um vascular que me 'informou' que eu estava prestes a ter uma trombose na perna esquerda e que a direita tb estaria comprometida. Esse vascular me ofereceu cirurgia a laser mas como era muito caro e o plano não cobria resolvi procurar outra vascular que me operou imediatamente as duas pernas. Qual não foi minha surpresa, ao fazer novo doppler, fico sabendo que ela sequer mexeu nas safenas (ditas comprometidas pelos dois profissionais) ... pois bem, a partir dai tenho sentido fisgadas na perna esquerda, queimação, o dorso do pé em constante formigamento e por vezes insensível e meus pés constantemente frios (mais do que eram normalmente). Além disso, o doppler mostra que ''sobrou'' uma porção considerável de veias que seriam retiradas (inclusive foram 'marcadas' na perna) e que não continuam 'em seus lugares' ... pergunto ... é correto marcar de tirar veias comprometidas e não fazê-lo? se eu estava 'prestes a fazer uma trombose' e se eu me internei para fazer essa cirurgia não seria correto fazê-lo tudo de uma vez? será que deveria buscar, no caso, uma 'terceira' opinião? já não tenho mais tanta confiança na profissional que me operou ... agradeço qualquer orientação que a sra. puder me passar ... obrigada!

    ResponderExcluir
  92. oláaaaaa
    Boa tarde!
    Há dois anos fiz uma cirurgia de varizes e foi retirada as duas safenas. As minhas pernas estão inchando, a perna direirta incha pouco, mas a perna esquerda está inchando muito, muito, muito. Já fiz o dopller venoso e não tem inflamação. O fato da perna esquerda ser do lado do coração tem haver com o inchaço ser mais acentuado. Corro algum risco? Qual?

    ResponderExcluir
  93. fiz sirurgia de varises não retirei a safena mais estou com muita dor na canela não onsigo nem tocar a 22 dias que fiz asirurgia é normal

    ResponderExcluir
  94. Olá, boa tarde!
    Preciso muito de sanar dúvidas a respeito de manchas pós cirúrgicas, pois fiz uma cirurgia para retirada de pouquíssimas veias que mal apareciam, fiz por que o médico achou melhor fazer para amenizar o aparecimento dos vasinhos. Fiz a cirurgia com anestesia local e junto fiz várias aplicações para aproveitar o anestesico, isso já faz quase 6 meses e minhas pernas principalmente a esquerda atrás do joelho está com uma mancha roxa que já apliquei vários géis, cremes despigmentadores e a mancha lá continua, notei que apareceram vários vasinhos depois da cirurgia. Então estou com minha alto estima muito baixa, entrei em depressão por isso pois fui essa semana ao dermatologista e ele me disse que é quase impossível sair totalmente essa mancha...Cheguei ir em outros Angiologistas e eles falam que vai sair com o tempo, estou desesperada, preciso saber se é envao continuar a gastar com despigmentadores caríssimos, se realmente algum dia vai sair. Não tomei sol até 4 meses, fui a praia umas 3 vezes porém passando muita proteção solar nas manchas. Por favor me ajudem... será que ainda vai sair? Sou branca mais minha pele é meia amarelada, não era para manchar, estou até pensando em processar o médico, pois como eu, ele depois da minha cirurgia tbm chegou a manchar outras pacientes, será que foi erro médico? Aguardo por favor.

    ResponderExcluir
  95. Olá Priscila, fiz cirurgia a 2 meses e também estou com essas manchas roxas no mesmo local que vc está, mas o meu médico me disse que é normal e com o uso do gel que estou usando para os hematomas elas vão desaparecer, mas ele me orientou a não tomar sol durante o uso do gel.

    ResponderExcluir
  96. Olá Dra, eu fiz uma cirurgia há 01 mês com retirada da safena da perna esquerda, mas não usei muito a meia elástica e comecei a andar dentro de casa desde que cheguei do hospital, mas quando começava a doer eu voltava pra cama... isso pode me trazer problemas futuros... desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  97. Dr. Sou ciclista amador e apareceu uma vermelhidão na minha panturrilha, achei que era uma estiramento muscular e continuei pedalando e a pouco senti muito dor e pro curei um angiologista e estou a entrar em uma cirurgia de safena magma, esou tomando injeções de 80mg dose diaria e daflon de 12/12. Gostaria de saber se vou poder voltar a pedalar e com qnt tempo?

    ResponderExcluir
  98. quem faz cirurgia de varizes com retirada de safena pode fazer corridas? responda-me por favor.silvia

    ResponderExcluir
  99. boa tarde.fiz uma cirurgia dia 6/3/2014..
    sinto dores no tornozelo quando vou ao banheiro passo o dia eitado como foi recomendado so levando p ir ao banheiro e quando vou parece que minha perna ta levando materlada...e normal??

    ResponderExcluir
  100. quem faz ponte safena,,fica normal depois ??

    ResponderExcluir
  101. Olá Dra, boa noite!
    Estou precisando de ajuda para esclarecer o que acontece com minha perna. Será que vc pode me ajudar?
    Fiz uma safenectomia na perna esquerda no ano de 2008, há 6 anos.
    Minha recuperação foi aparentemente boa e não fiquei com manchas e quase sem dor enquanto estava de repouso. Quando retornei ao trabalho, comecei a sentir dores nas pernas, inchaço, calor na região interna da perna abaixo do joelho. Não pude pausar o trabalho embora estivesse sentindo muita dor.
    Um dia no ano de 2009, no trabalho sentia tanta dor que uma cliente pediu para ver o local e ao tocar percebeu que estava muito quente. Ela me levou ao hospital e logo foi diagnosticado uma tromboflebite. Fiz o tratamento prescrito e aliviou um pouco.
    Segui trabalhando e busquei um angiolosgista. O médico me indicou nova cirurgia pois tenho uma genética de muitas varizes e terei de fazer cirurgia de 2 em 2 anos segundo ele. Engravidei em 2010 e não seria possível uma cirurgia antes do nascimento de minha filha. Na gravidez foi muito mais difícil, senti muita dor e um grande desconforto nas pernas. Muita queimação e dor , alem do calor local tb.
    Deposi que minha filha deixou de mamar busquei novamente o Angiologista e ele novamente disse que meu caso era cirúrgico.
    Fiz a cirurgia e quando retirei as faixas vi que ele nem tocou na região do tal alfinetinho, a região que irradia dor e que me levou até ele.
    Depois da cirurgia minhas pernas doeram muito mais que antes e a queimação está insuportável.
    Minhas pernas não incham, mas são extremamente sensíveis ao toque, por mais leve que seja. Queima muito e é dolorida o tempo inteiro.
    Meu trabalho exige que eu o realize de pé e por longas horas, mas não estou conseguindo fazer isso. Por mais de 30min fica insustentável ficar de pé.
    Na região da perna esquerda (onde não tenho mais a safena) pouco abaixo do joelho na região interna, aprox 38cm acima da planta do pé, sinto uma espécie de alfinetezinho. Como um pequenino nódulo e toda a dor e queimação se espalha por ele para toda a perna. De pé sinto dor, queimação e cansaço, sentada sinto que a circulação fica prejudicada e deitada sinto uma dor que irradia deste ponto e dói lá dentro do osso e se espalha para toda a perna...
    Foi pior ter feito a segunda cirurgia, mas confiei no médico.
    Jé fiz testes e exames para descobrir a causa, mas ainda estamos pequisando.
    Gostaria de te pedir ajuda pois não sei mais o que fazer!
    Farei novamente um eletroneuromiografia na segunda feira e espero que desta vez possamos encontrar o motivo de minhas dores cronicas.
    O neurologista tem a suspeita de um neuroma causado na cirurgia de 2008, na safenectomia.
    No meio de tantos exames fiz uma ressonância das pernas e encontrado um sinal hiperitenso em STIR e hipointenso em T1 de limites definidos, localizados na medula óssea da região diafasária do terço distal da fíbula esquerda. Pode estar co relacionado com algum nervo? Com este nódulo alfinete?
    Estou muito preocupada pois além de não conseguir trabalhar, não estou conseguindo dar conta das tarefas que envolvem uma mãe de dois filhos pequenos.
    Vc pode me orientar?
    Grata!
    Mirele

    ResponderExcluir
  102. dr Viviam e verdade que quem faz cirurgia de retirada da safena nao pode fazer corridas?

    ResponderExcluir
  103. Minhas varizes me incomodam mais esteticamente, só sinto um pouco de cansaço nas pernas pois trabalho em pé; estava pensando em fazer cirurgia agora em abril, mas após ler as postagens das pessoas acima eu fiquei com bastante medo de operar e piorar o problema que hoje é estético, passando a gerar dor e inchaço. Gostaria de ouvir relato de pessoas que fizeram a cirurgia e gostaram dos resultados...

    ResponderExcluir
  104. boa noite! Dra. Fiz uma cirurgia de varizes e tb retirei a safena de uma das pernas, isso foi em maio de 2012, após a cirurgia fique com alguns nódulos, mas o Dr, disse que fazia parte e que iria desaparecer com o tempo. Realmente, desapareceu, mas fiquei com muitas manchas em ambas as pernas e principalmente nas panturilhas, parece hematomas!! varicosas eu sei que não são. O que pode ser?? está cada vez pior! obrigada. Magda-RS

    ResponderExcluir
  105. anônimo fiz cirurgia há 2 anos gostaria de saber fico bastante tempo em pé sou diarista corro o risco de adquirir mais varizes qual seria a profissão ideal para quem sofre das temidas varizes

    ResponderExcluir
  106. gostaria de saber qual a profissão ideal para quem sofre com esse mal

    ResponderExcluir