Edoxabana - Novos Anticoagulantes Orais

O tratamento da Trombose Venosa Profunda sofreu uma revolução com o advento dos novos anticoagulantes orais.
O Edoxabana é um desses novos anticoagulantes orais, que age inibindo o fator de coagulação Xa.

Embasado no estudo Hokusai, que é dividido em 2 tipos, sendo eles:
1 – HOKUSAI VTE – Pacientes com Trombose Venosa e Embolia Pulmonar com 8292 pacientes, em que 4118 foram tratados com Edoxabana e 4122 com Varfarina. Nesse estudo foi observado eficácia semelhante a Varfarina e segurança maior quanto a sangramentos.
2 – HOKUSAI VTE/CÂNCER – Pacientes com câncer ou história recente de câncer, que apresentaram Trombose Venosa Profunda, 1050 pacientes foram tratados, sendo metade medicado com Edoxabana e a outra metade com Deltaparina. Aqui a Edoxabana apresentou maior eficiência na proteção quanto a recorrência de Trombose Venosa, quando comparado a Deltaparina, o sangramento foi em maior número, contudo  de menor gravidade e nenhum fatal.

A edoxabana é prescrita em comprimido, dosagem única de 60 mg/dia. A dosagem deve ser corrigida para 30 mg/dia nas seguintes situações:
  • Peso inferior a 60Kg
  • Clearance de creatinina entre 30 e 50 ml/min
  • Uso concomitante de medicamentos inibidores de P-gP,  são eles quinidina, verapamil, e os demais ainda que por administrado por curto prazo – azitromicina, claritromicina, eritromicina, itraconazol oral e cetoconazol também oral.

Efeitos adversos:
  • Exantema
  • Testes de funcionamento anormal do fígado
  • Anemia
  • Sangramento (vaginal, epistaxe, tecidos moles, gastrointestinais – por isso a orientação ao paciente para que reconheça e informe imediatamente ao médico, esses eventos é de extrema importância, para que o medicamento seja suspenso imediatamente em 24h temos remissão do quadro.

Dica pessoal: prescrevo para uso ao final do dia, por volta de 18h, assim é possível suspender no mesmo dia caso haja história de sangramento ou qualquer outro efeito adverso e ainda haja necessidade de suspensão para preparo para procedimento cirúrgico por exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas