Edoxabana - Novos Anticoagulantes Orais
O tratamento da Trombose Venosa Profunda sofreu uma revolução com o advento dos novos anticoagulantes orais.
O Edoxabana é um desses novos anticoagulantes orais, que age inibindo o fator de coagulação Xa.
Embasado no estudo Hokusai, que é dividido em 2 tipos, sendo eles:
1 – HOKUSAI VTE – Pacientes com Trombose Venosa e Embolia Pulmonar com 8292 pacientes, em que 4118 foram tratados com Edoxabana e 4122 com Varfarina. Nesse estudo foi observado eficácia semelhante a Varfarina e segurança maior quanto a sangramentos.
2 – HOKUSAI VTE/CÂNCER – Pacientes com câncer ou história recente de câncer, que apresentaram Trombose Venosa Profunda, 1050 pacientes foram tratados, sendo metade medicado com Edoxabana e a outra metade com Deltaparina. Aqui a Edoxabana apresentou maior eficiência na proteção quanto a recorrência de Trombose Venosa, quando comparado a Deltaparina, o sangramento foi em maior número, contudo de menor gravidade e nenhum fatal.
A edoxabana é prescrita em comprimido, dosagem única de 60 mg/dia. A dosagem deve ser corrigida para 30 mg/dia nas seguintes situações:
- Peso inferior a 60Kg
- Clearance de creatinina entre 30 e 50 ml/min
- Uso concomitante de medicamentos inibidores de P-gP, são eles quinidina, verapamil, e os demais ainda que por administrado por curto prazo – azitromicina, claritromicina, eritromicina, itraconazol oral e cetoconazol também oral.
Efeitos adversos:
- Exantema
- Testes de funcionamento anormal do fígado
- Anemia
- Sangramento (vaginal, epistaxe, tecidos moles, gastrointestinais – por isso a orientação ao paciente para que reconheça e informe imediatamente ao médico, esses eventos é de extrema importância, para que o medicamento seja suspenso imediatamente em 24h temos remissão do quadro.
Dica pessoal: prescrevo para uso ao final do dia, por volta de 18h, assim é possível suspender no mesmo dia caso haja história de sangramento ou qualquer outro efeito adverso e ainda haja necessidade de suspensão para preparo para procedimento cirúrgico por exemplo.
Comentários
Postar um comentário